RISCOS
Naturais
Secas\vagas de calor e frio

Causas: diminuição extrema da precipitação
Consequências\efeitos:falta de água, incêndios, diminuição de rendimento agrícola e destruição das pastagens
Medidas de prevenção: diminuir o consumo de água, florestação e construção de rede de barragens
Regiões mais afetadas: Europa Mediterrânica, Norte de África e Austrália

Causas: desequilíbrio das condições atmosféricas
Consequências\efeitos: vítimas
Medidas de prevenção: evitar circular e procurar locais abrigados
Regiões mais afetadas: Europa e América do Norte

Inundações
causas: Fluviais - chuvas intensas e/ou prolongadas, fusão do gelo; Marítimas - ventos fortes e maremotos.
Consequências / Efeitos: Destruição de campos, culturas, casas, infra-estruturas, vítimas.
Medidas de prevenção: Não construir em leitos de cheia, não impermeabilizar o solo, controlar as descargas das barragens e construir diques.

Tempestades
Causas: Desequilíbrio das condições atmosféricas.
Consequências / Efeitos: estragos em habitações, postes eléctricos e de telefone, colheitas agrícolas e vítimas.
Medidas de prevenção: Tapar portas e janelas, não circular e construir de forma segura.
Regiões mais afetadas: Golfo do México, litoral sul e sudeste da Ásia, Europa (Inverno.)

Desabamentos
Causas: Excesso de chuva, sismos
Consequências / Efeitos: Destruição de construções e vítimas.
Medidas de prevenção: Não construir em areas de grande declive, florestar encostas e construir muros e socalcos.
Regiões mais afetadas: América Latina.
Tornado
Um tornado é um fenómeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus. Sendo um dos fenómenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados apresentam-se sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cónico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilómetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilómetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores a 480 km/h, medir até 1500 m de diâmetro e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância.


Ciclone tropical
Centro de baixas pressões atmosféricas que se forma sobre os oceanos, entre os 5º e os 25º de latitude norte e sul, e que pode evoluir para uma tempestade violenta.
Dura vários dias, seguindo um percurso que pode afetar diferentes regiões.
Designa-se como:
- ciclone,no Indico;
- furacão,no Atlântico;
- tufão, no Pacífico;
Roménia regista a maior seca do século
Seca extrema preocupa Polónia e Lituânia
Onda de calor provoca regras anti-incêndios e recomendações da DGS.
Cheias deixam ruas do Rio de Janeiro intransitáveis.
Tempestade Bárbara causa danos em Portugal
3 Tornados em Rimini
Aprenda a diferença entre furacão, tufão ou ciclone tropical.
Trabalho realizado por: Margarida Sousa Nº13 9ºF
Maria Silveira Nº16 9ºF
Miguel Moreira Nº17 9ºF
Reflexão da Inês
Neste trabalho eu e o meu o grupo abordamos o tema dos riscos, pessoalmente acho que o trabalho correu bem tivemos um bom desempenho em grupo tanto na organização como na partilha de ideias.
Todos os elementos colaboraram igualmente o que foi bastante favorável para a realização do trabalho e também para a qualidade do mesmo.
Reflexão do Miguel
eu achei bastante interessante este trabalho, acho que eu e o meu grupo trabalhamos bastante bem, acho que a nosso trabalho ficou muito bem produzido e gostei bastante do assunto que abordamos, sendo assim acho que esta tarefa valeu a pena.
Reflexão da Margarida
Penso que a realização deste trabalho foi fácil e muito colaborativa, apesar de ser um tema importante foi bastante aprofundado por todos como tal, adquiri novos conhecimentos com muita clareza.
Existiam inúmeras maneiras de executar este trabalho, mas desta forma conseguimos expressar-nos e transmitir todo o tema á turma,
Não acho que tenha pontos negativos, pois todos mostraram empenho e dedicação para o sucesso da mesma.