EDUCAÇÃO FINANCEIRA
A educação financeira tem por propósito auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, nas suas decisões de poupança e investimento, no seu consumo consciente e na prevenção de situações de fraude. Esta educação ganha importância com o aumento progressivo da complexidade dos mercados financeiros, e com as atuais mudanças demográficas, econômicas e políticas.
ORÇAMENTO FAMILIAR
Passos para criar um orçamento familiar:
- Identificar os rendimentos e as receitas;
- Identificar as despesas;
- Calcular o saldo;
- Plano de repartição do saldo orçamental.

Como manter um orçamento familiar equilibrado
- Pense duas vezes antes de comprar - Precisa mesmo?
- Nunca assine um contrato sem o ler e ter compreendido todas as cláusulas;
- Faça uma reserva para despesas que sabe que chegam mais tarde, de forma a ter dinheiro suficiente para as pagar: impostos, seguros, etc;
- Se não puder pagar uma conta dentro do prazo, informe de imediato a entidade a quem deve. Pode tentar estabelecer um plano de pagamento ou ganhar algum tempo extra;
- Se fez um plano de pagamentos, mantenha o compromisso assumido. Caso não possa fazê-lo, é vital que informe de imediato a empresa de cobranças. Empresas como a Intrum, podem ajudá-lo a encontrar soluções para resolver as suas dívidas.
POUPANÇAS
Conta poupança
Características
Remuneração;
Sem Prazo;
Sem Montante;
Mobilizável a qualquer altura;
Reforços (São permitidas transferências programadas, mensais ou trimestrais, ou transferências pontuais);
Pagamento trimestral de juros.
Poupe a pensar no amanhã ou para aquele projeto há muito adiado..

Conta poupança
Benefícios
- Ao abrir uma conta de depósito a prazo, tu podes não só guardar o dinheiro que vais poupando mas também fazê-lo "crescer";
- Deposita o dinheiro no banco e, em troca, recebes uma espécie de pagamento, relativo;
- Quando chega o momento de receber os juros (aos 18 anos) em vez de os levantar ou de os passar para a conta à ordem, junto-os ao montante inicial, ou seja, o seu dinheiro capitaliza;
- Se em vez de os retirarmos, deixarmos ficar os juros na conta a prazo, o nosso dinheiro cresce mais depressa. Então, se não queremos mexer nas nossas poupanças, temos de pensar em alternativas;
- Antes de poupar, é importante ter um objetivo. Para saber onde devemos aplicar o dinheiro poupança.


CRÉDITO
Passos
2. Comunicação do valor da mensalidade;
3. Envio do contrato se aceitar as condições;
Aprovação
- Depósito na sua conta em 48h;
- Sem despesas de amortização antecipada;
- Sem perguntas nem burocracias;
- Não precisa sair de casa. Pode imprimir o contrato ou receber a documentação em casa.
Documentos necessários
- Bilhete de Identidade;
- Cartão de Contribuinte;
- Comprovativo de Morada recente;
- Comprovativo do NIB recente;
- Dois últimos recibos de vencimento;
- Última declaração de IRS.
SEGUROS
Importância
Os seguros têm uma importância tanto a nível social e económico. Os seguros são uma fonte de equilíbrio e tranquilidade.
Contribuindo para eliminar a ansiedade decorrente da insegurança face às incertezas do futuro. Diminuindo desta forma o risco de perdas patrimoniais a que se está sujeito.
Tipos de seguro
- Pessoais - A vida das pessoas não tem um valor. É impossível atribuir-lhe um valor financeiro, pelo que é feito um acordo entre uma pessoa e uma companhia de seguros para o pagamento de um valor em caso de acidente. Os seguros para pessoas deveriam ser cada vez mais procurados para efeitos de prevenção pois estamos cada vez mais permeáveis a acidentes que nos podem custar bastante dinheiro. Um seguro muito popular por obrigação bancária é o seguro de vida associado ao crédito habitação.
- Danos - São seguros que têm um carácter indemnizatório e que utilizam conceitos de valor. Conhecemos o seguro automóvel ou os seguros das casas.
- Responsabilidade Civil - Seguros que visam indemnizar terceiros por danos causados. Por exemplo, o seguro de responsabilidade civil automóvel (que é obrigatório, e conhecido como seguro contra terceiros). Se conduzirmos não estamos livres de acidentes de viação e estes acidentes podem ter consequências muito graves (daí ser fundamental que não façamos o seguro em nome do pai ou de outro familiar quando somos nós que usamos).
Reflexão da Clara
Na minha reflecção eu acho que o grupo deveria ter sido mais organizado, pois isso formou alguns desentendimentos que acabaram por levar a um clima instável de trabalho.
Se fosse agora a organização entre nós teria sido diferente para evitar certas situações, com tudo consegui aprofundar os meus conhecimentos sobre a educação financeira, conhecimentos que não eram nenhuns sobre este tema.
Particularmente gostei do tema, a pesar que ao início achei que iria ser um tema desinteressante o que acabou por me desmotivar para a realização do trabalho.
Reflexão da Maria
Com este trabalho aprendi muitas coisas sobre educação financeira e principalmente sobre créditos, onde aprendi muitas coisas novas já que era a parte onde eu tinha mais dúvidas, e poupanças onde aprendi muitas dicas.
A minha parte favorita do trabalho foi as poupanças pois tirei dúvidas.
o grupo trabalhou bem apesar de alguns desentendimentos que se originaram por conta da desorganização do grupo.
Se fosse agora eu teria focado mais em uma parte especifica em vez de generalizar.
A apresentação do grupo foi boa em todos os aspetos.
Concluo assim falando sobre o tema (educação financeira) que achei um tema bem escolhido e bastante interessante..
Reflexão da Patrícia
Com este trabalho aprendi muitas coisas sobre educação financeira, principalmente poupanças, acho que o grupo fez um trabalho muito bom, embora as vezes houvessem discussões.